segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Trabalho de Filosofia em dupla (Valor 1,5)                                  Obs. Responda no caderno
                             A IMPOSIÇÃO SOCIAL SOBRE O INDIVÍDUO
A sociedade se impõe através de suas instituições sociais e por todas ações que partilhamos, muitas dessas ações ao serem repetidas tornam-se hábitos e são legitimadas. A moda,  a música e a religião são exemplos disso.


A atração exercida pela sociedade pode ser evidenciada, por exemplo, através do consumismo exagerado.  Os anúncios utilizam de sua ideologia para convencer das vantagens de um produto, divulgando marcas e etiquetas. “ Muitas pessoas não deixam por menos sem griffe não fazem negócio”.

ROTEIRO DE ESTUDO    =      1 - Para exemplificarmos os modelos de imposição social, tomaremos como exemplo alguns ícones mundiais. Pesquise na internet sobre a carreira da estilista “Coco Chanel.
Em seguida,  faça um comentário sobre sua influência na sociedade feminina mundial. (mínimo 4 linhas)
 


2-Explique com suas palavras a seguinte frase de Coco Chanel: “ESTILO É SABER O QUE VOCÊ É, O QUE VOCÊ QUER DIZER E NÃO LIGAR PARA OS OUTROS”.


3- As religiões envolvem um conjunto  de símbolos, que invocam sentimentos de reverência ou de temor,  estão ligadas a rituais ou cerimoniais dos quais participa uma comunidade de fiéis. Para “Marx”: a religião é um instrumento das classes dominantes que transmite ideologias elitistas que contribuem para a manipulação das massas. Analise a citação de Karl Marx e comente  colocando sua opinião sobre a imposição social através da religião.

4-As propagandas que são publicadas pela mídia tem intenção de convencer as massas. Dê dois exemplos de manipulação exercida mídia através dos anúncios.

5- Explique com suas palavras a citação: Para os que não tem senso crítico, fica difícil perceber a sujeição aos ditames sociais, que padronizam os gostos, homogeneízam as ideias, fazem alguns mais iguais entre si e outros bem diferentes de muitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário